terça-feira, 6 de setembro de 2011

DESTAQUE CORREPRAFOTO

Pedro Arantes, tem 65 anos, completados em 28 de novembro de 2010 , nasceu no Sul de Minas Gerais, casado, tem uma filha e mora em Brasília há 13 anos e meio, mais um cidadão transferido pelo serviço de uma empresa estatal. 
Ele é católico, define-se como um ARANTES... 

Nos deixou o endereço www.familia.arantes.nom.br, informando-nos que no site, constam diversas informações sobre as histórias das famílias Arantes e suas atividades nacionais e internacionais. 

Como admirador da boa música, foi músico (guitarra e vocal) integrando conjuntos musicais que tocava em bailes, clubes, shows e restaurantes entre os anos de 1967 a 1991.
Ele é graduado em Ciências Contábeis, Direito e Pós Graduado em Auditoria Interna e Externa. Foi professor de contabilidade durante 10 anos (1979 a 1989).

Além de corredor, também participa do universo cultural, escreve poesias e poemas, é integrante do livro Coletânea Poética do Guará (2009), sendo um dos 86 escritores. 




COLETÂNEA POÉTICA DO GUARÁ – 2009 – Página 100
Título: Cenário das nuvens

Autor: Pedro Célio Arantes (pedroc.arantes@hotmail.com)


Era uma noitinha, quando acontecia aquele meu voltar,

Ao olhar e ver a paisagem das nuvens, bem lá em cima,

Alguma coisa pediu para eu de novo lá pra cima olhar.

Para isso decidi parar onde estava, lá naquela esquina.


As nuvens, ao formarem aquele cenário tão fenomenal,

Movimentavam-se a cada instante, mudando de lugar,

Transformando aquele cenário, com maestria natural

Que, somente assistindo àquele show para acreditar.


Vez por outra luzes passavam e por lá então piscavam.

Era avião com pessoas chegando, ou então indo embora,
                         
Mas que não percebiam, lá de dentro, de onde estavam,

O cenário fantástico que eu assistia aqui do lado de fora.


Ficar ali olhando o que acontecia naquele nobre espaço,

Perceber e acompanhar cada transformação da imagem

Era motivo para não pensar em sequer dar um só passo

Que pudesse desviar meu atento olhar daquela paisagem. 


Pois bem que o que se vê não vai durar uma eternidade,

Mas eu adoraria que aquele mágico cenário muito durasse

Até para que sua lembrança, ao se transformar em saudade,

Fosse uma companheira da noite, que comigo continuasse.


Depois daqueles momentos lá naquela esquina, a observar,

O cenário mudou, cada nuvem foi ficando bastante diferente,

Outro dia, outro cenário aquele mesmo infinito vai encenar.

Quem sabe isso também será interiorizado na minha mente.


Começou a trabalhar muito jovem, na sua pequena cidade natal de Campanha-MG, conhecida como Circuito das Águas, hoje é aposentado, mas, ainda realiza atividades profissionais relacionadas com a sua área de formação.

Afirma que não é corredor de Elite, nem de competições, apenas define-se como participante de corridas de rua, com o objetivo de preservar a sua saúde e qualidade de vida. De início em 2009 caminhou, em 2010 iniciou-se nas corridas de rua.
Procura participar de todas as corridas dentro de suas possibilidades.
Seu treino consiste em contornar o Guará II (7,6km) de manhã bem cedo ou ao anoitecer, quase que diariamente, corre e anda alternando o treino.
No momento usa tênis Rainha, sua alimentação hoje se resume em: água, frutas, legumes, alimentos cozidos, leite desnatado, suco de frutas, chá-verde, linhaça, azeite de oliva extra virgem e água de coco. 

PERFEITO SR. PEDRO, QUANTA DISCIPLINA, OS NUTRICIONISTAS AGRADECEM!

Define as corridas como “maravilhosas”, de ambiente descontraído, alegre, animado, respeitoso e participantes educados.
Seu melhor tempo (00:34:45) foi na 5ª Corrida Grancursos de 5,1km.
Pretende melhorar esse tempo, mas tem a meta de participar também das corridas de 10km. 


É um cidadão apaixonado pelo Brasil, 
seu coração é verde, amarelo, branco e azul anil. 
    BRASILEIRÍSSIMO!    

Através do trabalho conheceu 22 das 26 capitais brasileiras, sobrevoou Porto Velho e Palmas, só não esteve em Boa Vista-RR e Macapá-AM, avistou boa parte do Rio São Francisco e Amazônia. Da janela do avião encantou-se e fotografou muito. Pelas inúmeras viagens a trabalho conheceu de perto as diversidades geográficas no Brasil, diferenças de hábitos e costumes da população, encantos e desencantos da natureza, cidades históricas, vidas humildes e sofisticadas, pequenas cidades, grandes metrópoles.
Tantas sensações, são motivos de sobra para orgulhar-se da bandeira do Brasil, sempre lhe fazendo companhia nas corridas de rua, conferindo-o a marca registrada porque por onde passou a bandeira foi a mesma...


 
       A BANDEIRA 
        DO BRASIL!
Pois é, nesta semana da Pátria (7 de setembro), o CorrepraFoto, homenageia um patriota orgulhoso, com jeito fidalgo, que nos passa muita integridade, esperamos ansiosos a hora de fotografar o Sr. Pedro, nas corridas das manhãs de domingo... 

Orgulho nosso também, pois somos brasileiros, acreditamos no potencial do nosso país e igualmente somos apaixonados pelas diversidades da nossa terra, tão igual como é a diversidade dos corredores de rua nas nossas largas e profícuas avenidas. 
É orgulho nosso, ter um corredor que carrega a bandeira como símbolo mestre do nosso povo!

Parabéns Pedro Célio Arantes, você é um corredor CorrepraFoto!

Não podemos esquecer de outro corredor apaixonado pelo Brasil, o  Jadir da equipe 
"comechão", ano que vem se tudo der certo, o destaque é ele, ok Jadir?
Convite feito!


AULA CÍVICA 
A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).

A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, no qual está inserido um losango amarelo, cujo centro possui um círculo azul com estrelas brancas (atualmente 27) e com uma faixa branca, que contém a frase: “Ordem e Progresso”. Cada elemento da bandeira possui um significado:


Verde: simboliza a pujança das matas brasileiras;
Amarelo: representa as riquezas minerais do solo;
Azul: o céu;
Branco: a paz;
Estrelas brancas: representa cada estado brasileiro e o Distrito Federal;
A frase “Ordem e Progresso”: influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do positivismo.


As estrelas na Bandeira Nacional estão distribuídas conforme o céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, no qual a Constelação do Cruzeiro do Sul se apresentava verticalmente em relação ao horizonte da cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, Raimundo Teixeira Mendes elaborou um desenho contrariando alguns aspectos da astronomia, priorizando a disposição estética das estrelas, e não a perfeição sideral.

A primeira versão da bandeira era composta por 21 estrelas, que representavam os seguintes estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba do Norte (Paraíba), Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Município da Corte.

Posteriormente, foram inseridas novas estrelas, através das modificações da Lei n° 5.443, de 28 de maio de 1968, que permite atualizações no número de estrelas na Bandeira sempre que ocorrer a criação ou a extinção de algum estado. Nesse sentido, seis estrelas foram inseridas para representar os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins. Essas foram as únicas alterações na Bandeira do Brasil desde que ela foi adotada.

A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada. 

http://www.brasilescola.com/brasil/bandeiradobrasil.htm