quinta-feira, 23 de junho de 2011

Destaque Correprafoto... Sr. Ataíde


 Inaugurando o espaço “DESTAQUE CORREPRAFOTO” é a vez do Sr. Ataíde, um senhor muito simpático que sempre está no meio dos corredores... sábado passado dia 19/06/11 foi a corrida e caminhada da Melhor Idade do INSS , no Parque da Cidade aqui em Brasília-DF, então vamos lá conhecer o perfil especial do nosso corredor: Francisco ATAÍDE de Oliveira, nasceu em 27/07/1940 hoje tem  71 anos... reside em Taguatinga-DF, trabalhou muito tempo como comerciante mas aposentou-se pela CEB - Companhia Elétrica de Brasília, era operador... Natural  de Sobral-CE, veio para Brasília sozinho e depois de um tempo no cerrado conheceu a sua esposa Marluce que há 46 anos é casado, tem três filhos: Wolner Jardim de Oliveira Valéria e Wander,  Sr. Ataíde jogou futebol no time Guarani (de Sobral), jogou contra o Fortaleza depois foi para o Parnaíba Futebol Clube,   quando veio para Brasília foi para o Braslândia, foi até presidente do Clube,  e aos 37 anos priorizou o trabalho e família... Sem o esporte engordou, bateu os 74 kg, e em julho de 2009 (há dois anos) com indicação do seu médico pneumologista do Hospital Anchieta começou a caminhar e depois correr, a sua primeira corrida fez 5 km em 46 minutos....  e a última do Jardim Botânico de 5km percorreu em 22 minutos... O maior incentivo para prática de corrida de rua é que a sua vida se transformou fisicamente e espiritualmente, sente alegria enorme de viver, hoje é satisfeito, a vida melhorou, sente-se mais jovem...




Treina todos os dias 7 km, acorda às 7h da manhã, intercalando os treinos nos parques Onoyama, Tagua Park e Águas Claras, há vários meses não perde nenhuma corrida. Aos poucos levou a filha Valéria, depois o cunhado Valdir, Ailda sua  cunhada e depois o filho Wander, a sua esposa não corre, mas o acompanha sempre que pode. Tem patrocínio do  Fisioterapeuta Dr. Alisson Jardim que é responsável pela Clínica voltada para terceira idade “Clínica 3id”, no Ed. Dr. Crispim ao lado do Hran, em dias de corrida é alegre ver o Sr. Ataíde chegando com a família, todos vestidos de verde “louva Deus”, verde cor da esperança, família unida, corre unida! Sr. Ataíde diz que pra correr só depende da boa vontade, do esforço de cada um, de querer viver bem, que a corrida tem o poder de melhorar o estado de vida, todo esforço é beneficiado, hoje se sente jovem, parece estar com 40 anos de idade. Quanto ao tênis que usa é o Mizuno,  ganhou do “Webrun” num concurso sobre corrida... 



 A corrida que mais gostou foi dos bombeiros “Corrida do Fogo” ano 2010 e no domingo dia 03 de julho as 18:30h versão 2011 também estará por lá, achou a corrida bonita e organizada... Como dica para os futuros corredores diz o seguinte: “É começar!” Ou mesmo andar, que vocês verão a diferença, comecem  a correr! Andar! Vocês descobrirão o valor da corrida!



Família 3id



Ele não ouve música nos treinos nem em competição, prefere concentrar-se de preferência no momento da chegada, nem leva celular... Fica muito feliz quando em certas corridas com 71 anos passa na frente de muitos jovens. Sua alimentação é acompanhada por uma Nutricionista, disciplinado procura cumprir dieta, antes não era adepto a frutas nem verduras hoje as consome como prato principal acompanhadas de peixe e frango, a carne vermelha tem evitado... Nessa longa história perdeu 12 kg e segurou o peso magro, Sr. Ataíde é bem baixinho não combina de jeito nenhum gordinho. Como  “tietes” tem a Valéria sua filha e Ailda sua cunhada, as duas super incentivam, dão muito valor a esse estilo de vida que alcançou...  E deixa aqui no blog do site www.correprafoto.com.br  sugestões para Federação de Atletismo do DF: “classifiquem por faixas-etárias (é um modo de incentivar o corredor), fiscalizem o percurso com pessoas que conheçam a técnica de corrida de rua, pois tem reparado que muitos atletas queimam etapa, trocam de chip, cortam caminhos e que será interessante no momento da chegada ter mais tapetes para cronometragem do tempo de prova... Aos jovens incentiva o esporte, em especial a corrida de rua, pois afirma de coração e alegria que a corrida de rua transformou a sua vida para melhor , isso pode deixar os jovens longe das drogas e da vida sedentária sem objetivo de vida!

Bem... o bate papo por telefone com Sr. Ataíde foi  pura admiração e motivação ele é um destaque muito especial do correprafoto.com.br pois largou a vida sem graça pelo movimento, pelas conquistas e por muitos objetivos de vida, ele deseja diminuir o seu tempo de prova e futuramente correr na São Silvestre no Rio de Janeiro, quer correr até os 80 anos... não tenho dúvida que vai conseguir!!!! Citou também que antes tinha uma chácara mas agora seu lazer é corrida, ou TV pra ficar antenado com futebol e quando dá, reúne-se na casa da família para comemorar a vida e a saúde!!!! Sr. Ataíde o Sr. é um corredor correprafoto!!!! Valeu!!!!